PROJETO DE PAISAGISMO:

A harmonia de um projeto arquitetônico está intimamente ligada a integração dos espaços internos e externos, com as vistas proporcionadas pela volumetria e a comunicação entre os elementos da arquitetura. A escolha das espécies mais adequada para a sua região, a época correta para sua florada, o aroma das flores, bem como a atração de espécies específicas de pássaros e borboletas em função da escolha da vegetação são alguns dos trabalhos do arquiteto e paisagista. Este profissional é responsável pela escolha das espécies apropriadas, orienta na compra, execução e manutenção dos jardins. Sistemas de drenagem, espelhos d'água, fontes, pequenos jardins, áreas de lazer, arborização viária, paisagismo de sítios, chácaras, fazendas e parques. (Os arquitetos paisagistas trabalham em parceria com o arquiteto, porém não possuem nenhum vínculo legal, sendo os mesmos completamente responsáveis por seu trabalho).


CASA Jardim

1. ESTUDO DAS NECESSIDADES E ESPECTATIVAS

Este estudo tem a função de dar uma diretriz ao projeto paisagístico, é nele que o profissional envolvido descobre a rotina e as necessidades dos futuros moradores, se o mesmo está disposto a passar algum tempo cuidando do jardim, ou se prefere espécies mais fáceis de se manter, se há a necessidade de sombrear algum ambiente, ou se as folhas da árvore vão lhe causar transtornos, cores, cheiros, formas, sons de pássaros ou água, tudo é cuidadosamente pensado, visando o bem estar do cliente, a harmonia com o projeto arquitetônico e com o entorno, a valorização do imóvel é certa!

2. ESTUDO PRELIMINAR

É a etapa em que o arquiteto e paisagista transfere para o papel suas idéias, de acordo com os dados já obtidos, especificando os volumes, como, forração e arbustos. Espelhos d'água, cascatas, detalhes de locação de vasos, bem como o desenho do passeio público. Já é possível ver a idéia do resultado final. O paisagista mostrará ao cliente, fotos das espécies escolhidas e informará dados técnicos, como épocas de florada e melhor clima para seu desenvolvimento, também contará quais espécies animais a vegetação irá atrair: pássaros, borboletas ou abelhas...O projeto deve ser analisado pelos proprietários para prosseguimento das etapas.

3. REVISÃO DE PROJETO

Após a análise do Estudo Preliminar pelo cliente, o mesmo poderá solicitar alterações no projeto, sendo discutido com o arquiteto paisagista suas reais necessidades, de forma a adaptar o estudo ao desejo do proprietário. Após feitas as alterações (no prazo médio de 1 semana), o projeto é novamente apresentado ao cliente para apreciação.

4. ANTE PROJETO

O Ante Projeto, busca adaptar o estudo preliminar, as alterações sugeridas pelos clientes, este projeto é apresentado com uma riqueza de detalhes superior ao do estudo preliminar, incluindo desenhos artísticos como, perspectivas, cortes e outros necessários a compreensão, sendo portanto, este, um "quase projeto final", que ainda possibilita algumas mudanças de pequeno impacto no projeto. Com a análise do cliente seguimos para a próxima etapa:

5. PROJETO FINAL

Consiste em transpor para o computador, utilizando-se dos mais modernos recursos gráficos, todas as informações já conhecidas e aprovadas pelos clientes, tais como: implantação da residência no lote e detalhamento do espaço exterior: locação de vegetação, definição das espécies com a nomenclatura científica e o nome popular, cotas, desenho de espelhos d'água e detalhes de fonte, bem como sugestões de pontos de iluminação que favoreçam o visual do conjunto. Detalhes de drenagem e jardineiras a serem impermeabilizadas serão demarcadas. Há também a entrega de uma listagem com a quantificação e descrição de todas as espécies utilizadas no projeto, bem como uma relação de onde encontrar estes produtos.

6. VISITAS TÉCNICAS

Também faz parte do serviço 3 visitas a obra, onde normalmente são divididas da seguinte forma: 1º ainda na etapa de obra bruta, para assegurar a instalação dos pontos de abastecimento de água, drenagem, impermeabilizações e outros necessários ao bom resultado final; 2º esta já deve ser feita no momento da execução dos jardins, auxiliando nas dúvidas dos jardineiros - contratados pelo proprietário - para a perfeita compreensão do projeto; 3º deverá ser feita após os trabalhos concluídos, para verificação de sua qualidade e compatibilização com o projeto fornecido. Possíveis problemas serão esclarecidos ao proprietário.

_____________________________________________________

ITENS QUE NÃO ESTÃO INCLUSOS EM NENHUM KIT

:: É proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site ::