POR QUE CONTRATAR UM ARQUITETO?

Um projeto arquitetônico de qualidade é o melhor investimento da sua obra, é através dele que os ambientes são dimensionados de maneira correta, evitando-se desperdícios de áreas, as aberturas são projetadas de maneira consciênte privilegiando paisagens e orientação solar, resultado em conforto e bem estar, além de futura economia com iluminção artificial. Um bom projeto arquitetônico tira partido do terreno, aproveitando a sua declividade ou seu aclive, reduzindo custos com terraplanagem, também reduz possibilidade de erros comuns como má localização de peças sanitárias, falta de tomadas, excesso de corredores, dentre outras falhas comuns. Não é difícil notar casas com áreas parecidas, construídas em épocas próximas com valores expressivamente diferentes, isto se deve ao melhor aproveitamento da construção, a sua beleza e funcionalidade, sendo que muitas vezes a obra de maior valor final, obteve menor custo construtivo. A dica é saber onde investir!

Como visto na página custos da obra, o valor gasto com "Projetos e Aprovações" equivale a etapas como "Instalações Elétricas" ou "Pintura", sendo menor quando comparado a itens como "Instalação Hidráulica". Nesta porcentagem (5 a 12%) estão calculados custos com Arquiteto, Engenheiro Civil, Decorador, Topógrafo, taxas municipais e despesas com cópias, sendo ao arquiteto, destinado apenas uma fatia desta porcentagem.

Para os que ainda acham um valor considerável, esclareço que a porcentagem é calculada sobre o custo da construção, assim sendo não é levado em consideração valores de terreno e lucro da venda.

Ao comprar ou vender este imóvel no futuro, 6 a 10% do valor do mesmo é destinado ao Corretor de Imóveis, conforme pode ser confirmado no site: www.creci.org.br em "tabela de remuneração", ou seja, o corretor calcula esta porcentagem (estabelecida) sobre a venda do imóvel, isto inclui seu Terreno + Construção + Lucro do Construtor.
Assim sendo, contrate um bom arquiteto, valorize o seu investimento com um projeto personalizado e não pense em vendê-lo tão cedo! O custo com o corretor é muito maior!

Arquiteto Alexandre Barbosa Camara